© 2021, Grupo Matula Teatro

Tá na Mesa

Release

Tá na Mesa, o novo espetáculo do Grupo Matula Teatro, desloca a mesa de seu lugar tradicional, refletindo sobre o ato de comer ao longo dos tempos. A trama, que parte do olhar feminino, expande as questões de gênero, abordando as formas de produção do alimento, a sobrecarga da terra, o desperdício, as desigualdades sociais, ao mesmo tempo que dividem espaço com o prazer de se alimentar, as receitas, os temperos e as memórias afetivas.

Pensada para espaços alternativos, a peça tem uma estrutura de diversas cenas que, de forma divertida e poética, buscam se comunicar tanto com os transeuntes interessados, quanto com as famílias e público especializado. Essa comunicação também é facilitada pelo cenário que foi construído a partir de objetos de cozinha que ganham funções variadas e se ressignificam ao longo dos quadros. A trilha sonora reforça essa diversidade de ambientes e colabora na materialidade de imagens invisíveis, transitando entre delicadeza e comicidade.

Em sua jornada, a protagonista Luzia passeia por um tempo/espaço lúdico presenciando diversas situações à mesa até encontrar a fome: diante da fome, Luzia pára. O aumento da fome e da insegurança alimentar no Brasil tornaram urgente olhar para os processos que envolvem a trajetória do alimento e nos levam à questão que motivou o trabalho: “Afinal, o que está na mesa?”

SINOPSE

Tá na Mesa traz a trajetória de Luzia que, inspirada por um sonho, sai de casa para observar os costumes à mesa. Em seu percurso – que pode durar séculos ou apenas um dia – ela passa por diversas situações que evidenciam os processos que envolvem o ato de se alimentar: questões sociais, políticas, qualidade e origem dos alimentos.

FICHA TÉCNICA

Atuação: Alice Possani e Erika Cunha

Direção e dramaturgia: Isis Madi

Direção de arte: Erika Cunha

Trilha Sonora: Esteban Alvarez

Operação de Som: Maíra Prates

Cenografia e adereços: Érico Daminelli

Figurino: Anna Kuhll e Erika Cunha

Identidade Visual: Maurício Oliveira

Idealização, produção e realização: Grupo Matula Teatro

Colaborações artísticas: Dudu Ferraz, Pâmela Vilanova, Carolina Baraglio, Arturo Cussen, Aline Barbosa.

Tá na Mesa

Espetáculo para espaço alternativo/rua do Grupo Matula Teatro. Com direção e dramaturgia inédita de Ísis Madi e trilha sonora original de Esteban Alvarez, estreou em julho de 2023, na Arena do Sesc Campinas.

Sobre Ísis Madi, diretora e dramaturga

Isis Madi – atriz, contadora de histórias e arte educadora, se interessa pela construção da narrativa em cena desde sua formação. Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, se especializou em Narração de Histórias pela Casa Tombada e é mestranda da Faculdade de Educação da Usp.

É criadora de intervenções cênicas e peças de teatro, entre as quais estão: Do Barro de Manoel, inspirada no universo de Manoel de Barros; Ana-me, inspirado em Clarice Lispector, Celebração da Realidade, em Eduardo Galeano; além de Contos de Papel e diversas narrações de História.