Um conto infinito
Desde 2011 o Matula Teatro mantém um eixo de trabalho e pesquisa que busca aproximações entre o teatro e a literatura, através da criação de espetáculos em diálogo e a partir da obra de diferentes autores. O grupo já trabalhou com a obra do escritor moçambicano Mia Couto e mantém em repertório, espetáculos criados a partir da obra da brasileira Hilda Hilst e do argentino Julio Cortázar.
Um Conto Infinito é uma adaptação dramatúrgica do conto “A saúde dos doentes”, de Cortázar, e estreou em outubro de 2016, com apoio do Edital Proac Montagem e Temporada de Espetáculo de Teatro Inédito. Desde então realizou apresentações especialmente em unidades do Sesc e do Sesi, em diferentes cidades do interior do Estado de SP.
Sobre Cortázar
Julio Cortázar (1914-1984) foi um escritor argentino, mestre da história, da prosa poética e criador de romances importantes que inauguraram uma nova maneira de fazer literatura no mundo hispânico, quebrando os moldes clássicos através de narrativas que escapam à linearidade temporal.
Um de seus livros mais icônicos é Rayuela (O Jogo da Amarelinha), de 1963, que permite várias leituras a partir de decisões que devem ser tomadas pelo leitor a partir de orientações do próprio autor. Um livro-jogo, que transforma o leitor em co-autor da obra, na medida em que permite inúmeras leituras possíveis.
A obra de Cortázar é muitas vezes definida como realismo mágico, transitando entre o real e o fantástico, e flertando com o surrealismo. É considerado como um dos autores mais inovadores e originais de sua época.