Pouco se fala no design gráfico para o teatro. Nós, do Grupo Matula Teatro, consideramos essa área uma parte integrada ao processo do espetáculo. Por vezes será por meio da arte gráfica o primeiro contato que as pessoas terão com a experiência teatral. Antes mesmo de ver o ator, verão a arte do espetáculo. Por isso tudo deve estar sintetizado em uma única imagem, cheia de texturas, formas e cores que representam as falas, o ritmo, a atmosfera do que em breve verão pessoalmente no palco.

img_9721

Cartões Postais

O teatro é efêmero, e quase sempre a história de um grupo de teatro é contada através de imagens, sejam elas fotos, vídeos, materiais gráficos ou matérias de jornal. Tudo isso fica para a posteridade. Cada programa ou flyer é uma parte dessa história, que será contada futuramente.

O material do espetáculo “Um Conto Infinito”, que estreia nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, no Sesc Jundiaí às 20h (para saber mais sobre a agenda de estreia clique aqui) conta a história, através de várias cartas e muitas portas, de uma família que se vê obrigada a redobrar os cuidados com a matriarca que sofre de uma doença terminal. A presença constante de cartas que chegam e são enviadas na peça contaminou inteiramente a concepção do design gráfico do espetáculo, e não poderia ser diferente.

img_9716

O programa do espetáculo

Em tempos de mensageiros instantâneos, uma carta que chega escrita à mão tem um valor enorme! O cuidado e a sensação de que aquilo foi feito pensando em você ganham um maior significado. O toque de algo feito à mão é maior do que um simples impresso. O grande desafio da equipe era descobrir como imprimir essa pessoalidade em cada peça gráfica. Foi através dessa pergunta que Bruno Cardoso, nosso designer gráfico, criou a um material com sobreposições feitas manualmente: são oito selos diferentes que representam cada  personagem do espetáculo, formando assim uma combinação de mais de 50 possibilidades diferentes, além dos diversos carimbos confeccionados e chancelados no material, um a um.

Queremos que o espectador sinta a sensação boa de quem recebe uma carta pelo correio, e nela boas notícias e histórias que valem a pena serem guardadas!

 

img_9722

Os programas do espetáculo serão distribuídos em envelopes lacrados.