O PROJETO CIRCO K!Circo K PROJETOS A4Logo Boa completo 2010

CIRCO K surge a partir de parceria entre o Matula Teatro e a Boa Companhia, coletivos teatrais sediados em Campinas, SP.

Através desse projeto foram criados 3 espetáculos, apresentados na lona de circo do Matula, e que abordavam questões ligadas à condição do artista em carne e osso (no contexto do circo e do teatro de variedades) e a complexa relação desses artistas com o público.

O primeiro dos espetáculo que compunha essa trilogia era Um Artista da Fome, criado a partir de conto homônimo do escritor Franz Kafka, e que trazia questões como a volatilidade do interesse do público, a incompreensão sobre esse tipo de arte, o anonimato e a resiliência do artista.

01.Diego_SelvagemOs documentários que serão compartilhados nas próximas semana foram realizados por Diego Costa, e caracterizam-se por uma dramaturgia híbrida, que borra as fronteiras entre documento e ficção e apresenta o registro da experiência ora sob a ótica dos atores, ora sob a ótica dos personagens. As filmagens aconteceram em 2012, durante uma temporada de dois meses realizada no CIS Guanabara com o apoio do edital Procultura, da Funarte.

Documentário ‘Um Artista da Fome’

Direção e Edição do Documentário: Diego da Costa (Pietá Filmes)

Captação de imagens: Diego da Costa e Dhyanna Mai

SINOPSE
O grande Circo K chega à cidade com uma nova atração: o misterioso Artista da Fome, um jejuador de fama internacional. Sua presença desestabiliza as relações existentes no circo, fazendo com que a trupe reflita sobre sua arte e sua vida no picadeiro. No entanto, o público logo perde o interesse pelo espetáculo da fome: “40 dias é o período máximo!” e é preciso substituí-lo por um novo show.

FICHA TÉCNICA
Direção: Verônica Fabrini

Assistência de direção: Luciana Mitkiewicz
Preparação de atores: Andreas Simma

Direção Musical: Silas Oliveira
Elenco: Alexandre Caetano, Alice Possani, Daves Otani, Eduardo Osorio, Erico Damineli, Erika Cunha, Esteban Alvarez, Gustavo Valezi, Melissa Lopes, Moacir Ferraz,  Ricardo Harada – Robin, Verônica Fabrini

Texto: Livre adaptação de “Um artista da fome” e “América”, de Franz Kafka
Figurino: Anna Kühl
Confecção de Figurino: Maria José Blain, Renata Munhoz – Ateliê de Costura, Isabel Graciano – Artefatos de Pano.
Assistência de Cenografia: Mariana Soares e Zuza Amaral

Produção: Anna Kuhl, Cassiane Tomilhero, Isa Razera, Quesia Botelho

Assessoria de imprensa: Paula Guerreiro

Identidade Visual: Bruno Cardoso

Fotografias: Lígia Brosch

LGB_CircoK_2361LGB_CircoK_2237

 

 

 

 

 

 

…………………………………………………….

CircoK_0198Isso não é uma peça de teatro!
Isso não é uma peça
Isso não é teatro
Isso não é para ser entendido, isso não é para ser explicado
Além do que se pensa
Isso é teatro

Além do que se ouve
Além do que se vê
O que está por trás do pensamento, o que está por baixo das palavras, o que está por cima das imagens
Isso é sobre o que você não vê…

CircoK_0175RELEASE
“Na Galeria” acontece no espaço do encontro entre espectador e espetáculo, um encontro entre dois tempos. Para falar do ponto de vista do espectador,  Na Galeria coloca a seguinte pergunta  – Com o que sonha um homem?  A partir daí, o espectador é engolido por seu próprio sonho e se mistura com o espetáculo. Domador e bailarina, palhaço e motociclista de um globo da morte, mágico e  mulher-égua. Tudo se mistura e se recompõe. E o espectador se descobre nu, frente a platéia.
Os artistas desse circo e o visitante contaminam-se uns aos outros, na busca por algo que transforme o presente que nos escapa em uma experiência indelével. A Boa Companhia, o Grupo Matula Teatro e artistas independentes utilizam-se, ainda, de outros textos curtos e sonhos de Kafka, para falar sobre esse misterioso momento que nos escapa e que é a essência do teatro: o encontro com o maravilhoso.

SINOPSE
O circo recebe o público que se acomoda em suas cadeiras quando, num passe de mágica… uma mulher cortada em dois, um mágico, as partes se juntam… uma débil e enfraquecida amazona de circo é obrigada por uma cruel diretora a girar ininterruptamente… Um visitante entra no picadeiro e grita: Basta!  Mas o espetáculo não pára; ao contrário, o espetáculo se agiganta e, como num sonho, engole o espectador.

Documentário NA GALERIA:

FICHA TÉCNICA
Direção: Verônica Fabrini
Preparação de atores: Andreas Simma;
Elenco: Eduardo Osorio, Erico Damineli, Esteban Alvarez, Luciana Mitkiewicz, Moacir Ferraz, Ricardo Harada, Verônica Fabrini
Texto: Livre adaptação do conto de Franz Kafka “Na galeria”
Assistência de Direção: Erika Cunha
Assistência de Coreografia: Gustavo Valezi

Figurino: Sandra Pestana e Anna Kühl

CircoK_0147CircoK_0274

 

 

 

 

…………………………………………………….

Para finalizar a trilogia Circo K, essa semana compartilhamos o documentário do Gran Circo Máximo!
Esse espetáculo tem um lugar especial nos nossos corações, porque foi o trabalho que motivou a aquisição da nossa lona de circo!
O diretor do espetáculo é o André Carreira, de Florianópolis, e veio dele a imagem primeira que deu origem ao espetáculo.
GranCircoMáximo_GrupoMatulaTeatro12peqAndré conta que, circulando por um bairro periférico da sua cidade, viu uma pequena lona de circo em um terreno, e começou a imaginar um espetáculo teatral que acontecesse nesse espaço cênico, e cuja precariedade das relações fosse um mote para a dramaturgia. Propôs essa aventura de criação e produção para Melissa Lopes e Alice Possani, que toparam a empreitada. Conseguiram recursos para comprar a lona graças ao apoio de um edital da Funarte, e em 2010 estreou Gran Circo Máximo.

O processo de criação nos aproximou de famílias circenses, que conhecemos e que, a cada encontro, ganhavam mais e mais nossa admiração e respeito. Cito especialmente a família Brede, que nos acolheu na escola de circo que, na época, ainda era no quintal da casa da Marion Brede. Generosamente nos ensinaram fundamentos técnicos e contaram histórias da vida circense. Frequentamos circos e conversamos com artistas que nos mostraram um lugar profundo de resistência por meio da arte e da preservação de tradições culturais bastante significativas para a cultura brasileira e para as artes da cena: o maravilhoso, o extraordinário, o encontro com o artista em carne e osso, que faz ao vivo diante dos olhos embasbacados do público.

Esse espetáculo tem história pra contar!!!

Conheçam um pouco de Diodene, Zuleine e Robson, o trio responsável por esse espetáculo com artistas internacionais, vindos de todo o globo terrestre!!!

Documentário Gran Circo Máximo:

Release
Inspirado em famílias circenses que ainda existem e resistem nas periferias do interior do país, este espetáculo, popular por excelência, acontece sob uma pequena lona, com uma linguagem que mistura elementos de circo e teatro. A partir da confluência entre a experiência de teatro de rua do diretor André Carreira e a trajetória marcada pelo encontro com comunidades do Grupo Matula Teatro, o contato com esses artistas errantes revelou uma imagem do circo como um lugar de sobrevivência de artistas, e não como um mundo lírico e mitificado de um circo de sonhos. Apesar de todas as dificuldades, GRAN CIRCO MÁXIMO nos mostra que ainda é possível realizar nosso teatro em qualquer tempo e espaço. E preparem-se, pois o espetáculo já vai começar…
GranCircoMáximo_GrupoMatulaTeatro27

Sinopse
Um circo pequeno e pobre circula pelas periferias. Duas irmãs tentam manter o espetáculo sob esta lona que herdaram do pai com o auxílio de apenas um ajudante. Elas tratam de fazer tudo para que o circo sobreviva: organizam a entrada, vendem a pipoca, cantam, dançam e, por meio dos números que tentam realizar, são revelados ao público os sonhos, as dificuldades e os acontecimentos de suas vidas. Estas mulheres tratam de manter o show, mas a crueldade da relação entre as duas acaba se sobrepondo ao espetáculo.

Ficha Técnica
Atuação: Alice Possani, Eduardo Albergaria e Melissa Lopes
Direção: André Carreira
Preparação Vocal: Mônica Montenegro
Assessoria em pesquisa de campo: Mario Bolognesi
Trilha Sonora Original: Silas de Oliveira
Concepção de Figurinos e Adereços: Adelvane Néia
Treinamento Circense: Família Brede
Orientação em Mágica: Darko Magalhães
Orientação em Pirofagia: Eduardo Brasil

GranCircoMáximo_GrupoMatulaTeatro15peq2012-06-11 00.30.27