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Como se Fosse

Release

Segundo a autora, essa dramaturgia sustenta-se sobretudo no desejo e na memória, colocando em um espaço comum duas mulheres separadas por um barreira temporal de dezoito anos. O texto aborda com delicadeza uma história que poderia ter saído das páginas de um jornal, trazendo um dos muitos casos de violência que lemos diariamente. No entanto, a opção da autora é por tratar o tema em sua ‘complexa cotidianidade, sem desenhar heróis nem carrascos’, incluindo momentos de lirismo no improvável diálogo entre mãe e filha, fazendo emergir dos silêncios as palavras tantas vezes não ditas.

A encenação pretende valorizar as propostas da dramaturga, transitando entre os diferentes pontos de vista que compõe as relações dessa família: sutilezas entre mãe e filha, os encontros e desencontros do casal, relação de proximidade e afastamento entre pai e filha, a perspectiva sobre uma experiência vivida que se transforma com o tempo.
Outro elemento presente no texto que foi referência para a encenação é uma percepção temporal cíclica, que se revela de diferentes maneiras: na repetição de nomes das mulheres da família; na mãe que sempre perde seu dedal de costura; nas brigas que acontecem geralmente às sextas e os dias de amor, sempre às terças; na ação de esperar da filha que de alguma maneira remete ao cotidiano de espera da mãe, entre outros detalhes.

Porém, durante todo o percurso de construção do espetáculo, atentas à realidade brasileira, as atrizes empenharam-se em estudar e atualizar algumas situações do texto, inserindo alguns dados referente à situação das mulheres vítimas de violência no Brasil, uma vez que o mesmo tem data de 2003 e estava localizado na cidade de Madri/Espanha.
É nesse ponto, que o Matula traz à tona mais uma vez uma visão conectada ao cotidiano nacional e tensionando o real e a cena teatral, não perdendo de vista o potencial ativista que o teatro possui e, dessa maneira, desvelando em cena, a epidemia atual que vivemos de feminicídios no Brasil.

SINOPSE

Duas mulheres, separadas temporalmente e espacialmente por dezoito anos. Uma delas conversa com a filha, menina que brinca entre as costuras da mãe. A outra está à espera de alguém que vai chegar, e enquanto isso ensaia com um gravador as palavras que serão ditas. Aos poucos, dos silêncios emerge uma história de violência como muitas outras, alternando divergência e carinho, palavras rudes e atos de amor. Esse movimento – aparentemente circular – se revela na verdade uma espiral, em que a intensidade da violência vai lentamente galgando patamares mais altos.

Atuação: Alice Possani e Erika Cunha

Direção: Verônica Fabrini

Trilha sonora (criação e execução ao vivo): Dudu Ferraz

Dramaturgia de Grupo Matula Teatro, a partir do texto de Gracia Morales

Iluminação e cenotécnica: Eduardo Albergaria

Figurinos: Anna Kühl

Provocações temáticas: Stella Fisher

Produção: Carolina Baraglio e Dudu Ferraz

Produção Executiva e Assessoria de Imprensa: Carolina Baraglio

Identidade Visual: Bruno Cardoso

Fotos: Maycon Soldan e Paula Poltronieri

Costuras: João Castilho

Bordados: Anna Kühl, Amanda Pitta, Erika Cunha, Flora Armani

Registro audiovisual Ericson Cunha, Pedro Ribeiro e Carlos Joaquim

Edição de imagens Ericson Cunha

Realização: Grupo Matula Teatro

Como se Fosse

Espetáculo do Grupo Matula Teatro, criado a partir do texto ‘COMO SI FUERA ESTA NOCHE’, da dramaturga espanhola Gracia Morales, com direção de Verônica Fabrini. A estreia deste trabalho aconteceu em março de 2020, integrando uma programação em comemoração aos vinte anos de trajetória do Matula Teatro.

Sobre Gracia Morales

Gracia Morales é uma dramaturga e poeta espanhola, autora de obras teatrais como NN12, Un lugar estratégico, Como si fuera esta noche e La grieta, entre animales salvajes. Em 2000, foi a primeira mulher ganhadora do prêmio Marques de Bradomin (prêmio literário espanhol voltado para autores/autoras teatrais).
É uma das fundadoras do Grupo Remiendo Teatro e da Escuela de Teatro y Doblaje Remiendo, centro de formação cênica, referência em Andaluzia, na Espanha.
É professora titular na universidade de Granada/Es, no Departamento de Literatura Espanhola da Faculdade de Filosofia e Letras da universidade de Granada, onde leciona Literatura Hispanoamericana e Teatro.