“Festa de Noivado” 

Um brinde a Festa de Noivado!

Desde março de 2012, 11 alunos-artistas ocuparam a casa de número 80 na Rua Edna de Barros Sanches, o Espaço Cultural Rosa dos Ventos. Funcionando como sede do Grupo Matula Teatro esta casa abrigou a oficina montagem “Poéticas da Casa”: um curso de teatro no qual jogos e improvisações teriam, desde o começo, a intenção de abrir caminho para a criação poética de cenas espalhadas pelos cômodos.

O processo contou com três orientadoras/provocadoras/diretoras: Alice Possani, Erika Cunha e Melissa Lopes – atrizes pesquisadoras do Grupo Matula Teatro. Já a turma dos artistas visuais e produtores contou com a coordenação de Anna Kuhl, produtora do grupo. As duas turmas trabalharam juntas, separadas às vezes pelo espaço físico, uns na sala de ensaio, outros no escritório de produção, mas muitas vezes todos ao mesmo tempo espalhados pelos cômodos, ora improvisando diálogos e relações, ora medindo espaços e desenhando ideias.

Espetá

Espetáculo “Festa de Noivado”

 O ponto de partida era a casa. O tema a ser investigado: memórias afetivas, imagens femininas e masculinas, as relações e expectativas entre o eu e o outro. O contexto: uma festa de noivado.

A celebração familiar foi sendo aos poucos preenchida por intimidades, revelações, conflitos, pequenas amarguras, caprichos e singelas alegrias. Neste caminho, foi oferecido um verdadeiro banquete das mais diversas referências: literárias, visuais, sonoras, afetivas. A troca era constante: as imagens criadas pelos atores eram traduzidas pelo pessoal da produção/direção de arte e transformadas em elementos visuais, e vice-versa.

Ao final deste processo colaborativo, foi desenhado o espetáculo “Festa de Noivado”, que convida o espectador a ser parte da celebração e compartilha com o público a intimidade de uma família. A cada chegada do público, a cada entrega dos convites, a cada bandeja de ponche ou salgadinhos servida, a cada olhar trocado entre os convidados da festa (atores, personagens e público) o grupo tem a certeza de que está falando algo pertinente a todos nós.

Confira também a matéria da nossa querida Amanda Cotrim na edição on line da Caros Amigos, aqui!