Aproveitando que estamos em temporada pertinho de casa, em Barão Geraldo (Campinas-SP), falemos um pouco de como foi o processo de criação de alguns figurinos do espetáculo UM ARTISTA DA FOME, pela nossa produtora e também figurinista Anna Kuhl.

O figurino da personagem Rosinha, vivida pela matula Erika Cunha, teve como referência esta imagem:

Chegamos a um desenho que tinha tule, cores inspiradas no ballet e muita delicadeza!

O corpete, a saia e os acessórios foram garimpados em acervo pessoal e brechós. Já a blusa e a reforma da saia – que recebeu anáguas de tule e bordados delicados – foi executada pela talentosa Isabel Graciano, da Artefatos de Pano.

E ficou assim:

  Já para o figurino de Brutus (Gustavo Valezi), em contraste com a delicadeza da Rosinha, uma das referências foi: 

 Pensamos então em um collant de oncinha:

 O tecido foi garimpado em Americana, e o collant confeccionado pelas meninas do ateliê Renata Munhoz. Os itens de couro foram herança da primeira versão do espetáculo Galeria 17 ( Boa Companhia), e foram confeccionados pela Sandra Pestana.

 

Pra fechar, um de nossos figurinos favoritos, Madame K, interpretada pela também diretora Verônica Fabrini. Inspirada no glamour das vedetes e grandes divas do cinema, o croqui trazia muito dourado, vermelho e  tecido de oncinha:

A própria Verônica garimpou várias das peças, e o collant foi feito pela Luci Martinelli, costureira habilidosa aqui de Barão Geraldo. Já a saia envelope foi obra da querida Maria José Blain, costureira que também fez grande parte das reformas e costuras de Um Artista da Fome, sempre cheia de ideias e soluções para todo tipo de situação. E o sapato – com sola de oncinha – foi um achado, enquanto estávamos em Sertãozinho, por conta das viagens do projeto O Feminino, o Verso e a Cena.

 

Gostaram de conhecer um pouco do processo de pensamento e criação deste figurino?

Então confira ao vivo os artistas do Grande CIRCO K, no espetáculo Um artista da Fome, hoje e amanhã (19 e 20 de outubro) durante o V Vaudavila. E no domingo 21, acontece o espetáculo Na Galeria, também no mesmo local e horário, 20h30:

Paróquia Santa Isabel, Rua Angelo Vincentim, 601, Barão Geraldo.

 *Crédito das fotos: Anna Kuhl e Ligia Brosch – Croquis: Anna Kuhl