O Grupo Matula Teatro tem como uma de suas diretrizes a prática pedagógica que visa tanto a formação de atores como a vivência do fazer teatral para interessados de maneira geral.

Para isso realizamos cursos de média e curta duração, eventos, palestras, grupos de estudo e pesquisas que abordam tanto aspectos inerentes à preparação do ator como processos criativos.

Atualmente, são esses os cursos oferecidos:

DRAMATURGIAS DE FRONTEIRA

DRAMATURGIAS DE FRONTEIRA

Sinopse

Inspirada no processo de criação do espetáculo EXILIUS, esta oficina trabalha a construção de cenas na fronteira entre ficção e realidade. A oficina se propõe a compartilhar os procedimentos deste processo de criação e escrita dramatúrgica, oferecendo aos participantes caminhos para levantar repertório para o ator, em que o desenvolvimento das cenas pode mesclar fatos recentes e informações extraídas, por exemplo, de jornais ou revistas.

Público alvo: atores/estudantes ou interessados em teatro, com alguma experiência.

Necessidades técnicas: espaço amplo para trabalho corporal, aparelho de som, folhas e canetas.

Carga horária ideal: 20hs – sendo 4hs/dia, durante 5 dias

Menor carga horária possível: 8hs, divididos em 2 dias

Faixa etária: acima de 16anos

 

CORPO, CENA E CIDADE

CORPO, CENA E CIDADE

Sinopse

A oficina baseia-se em três premissas: o jogo, que propõe uma qualidade corporal ao mesmo tempo atenta e porosa; o espaço público como território composto por diferentes tensões em diálogo, e a experiência artística como convite a outros modos de perceber-agir o dia-a-dia e as relações. A partir desse entrelaçamento serão realizados exercícios em sala e um mapeamento afetivo de ruas e praças de determinada região. Em seguida serão criadas, produzidas e realizadas intervenções artísticas nesses espaços, públicos e abertos à circulação de pessoas.

Público alvo: atores, dançarinos, performers, artistas da cena.

Necessidades técnicas: sala ampla e arejada, aparelho de cd com potência compatível com o tamanho da sala.

Carga horária: 20 horas, dividido em cinco encontros de quatro horas cada um.

Faixa etária: Maiores de 16 anos.

GESTÃO DE GRUPOS E PROJETOS COLETIVOS

GESTÃO DE GRUPOS E PROJETOS COLETIVOS

Sinopse: Oficina de produção que visa compartilhar os procedimentos de gestão coletiva praticados no Grupo Matula Teatro, integrando as áreas de Produção Executiva, Elaboração de Projetos, Comunicação, Processos Criativos e Identidade Visual.

Serão abordados pensamentos e práticas sobre diversos aspectos da produção cultural em artes cênicas: produção executiva, logística, elaboração de projetos, comunicação, material gráfico,  processos criativos, dinâmica das relações internas e identidade.

Necessidades técnicas: sala ampla com cadeiras.

Público alvo: grupos de teatro, artistas, estudantes de artes cênicas e interessados em geral.

Carga horária mínima: 4 horas

Ministrante: Grupo Matula Teatro

POÉTICAS DA CASA - PROJETO DE OCUPAÇÃO

POÉTICAS DA CASA – PROJETO DE OCUPAÇÃO

Sinopse:

 Esta oficina se divide em dois módulos, que acontecem de maneira concomitante:

MÓDULO CRIAÇÃO E ATUAÇÃO: Oficina-montagem que tem como proposta a formação integrada do artista de teatro dentro e fora da cena, através da experiência de criação e produção de um espetáculo e de uma pequena temporada no final do processo. O ponto de partida para a criação pode ser um tema ou uma referência literária a partir dos quais se inicia a investigação dos cômodos/espaços do local que acolhe a oficina.

Este curso comporta também o MÓDULO PRODUÇÃO, DIREÇÃO DE ARTE E BASTIDORES, que oferece um intensivo de práticas sobre produção teatral (planejamento, logística e execução), direção de arte (cenário, figurino, iluminação, identidade visual e material gráfico), trazendo um panorama completo sobre os bastidores de uma produção teatral, incluindo operação de luz e som. Os participantes terão como objetivo exercer estes conhecimentos de forma prática durante o processo de criação e temporada do espetáculo resultante do módulo de criação.

Público alvo Módulo Criação e Atuação: atores, estudantes de teatro que já possuam alguma experiência (cursos livres de teatro, cursos profissionalizantes).

Público alvo Módulo Produção, Direção de Arte e Bastidores: artistas de diversas áreas (teatro, dança, cinema, vídeo, artes visuais, etc) ou interessados em geral, com alguma experiência na área artística ou cultural interessados no fazer artístico nas áreas dos bastidores de uma montagem teatral.

Faixa etária: acima de 16anos

O JOGO E A CENA

O JOGO E A CENA

 Sinopse:

A oficina oferece uma experimentação teatral por meio de práticas corporais, jogos e improvisações de cena. Através da linguagem teatral, os participantes exercitam a criação de maneira colaborativa e o teatro como ferramenta para desenvolvimento pessoal e profissional. Ao final da oficina, é realizada a apresentação de um exercício cênico aberto ao público.

Público Alvo: Estudantes, profissionais e interessados em teatro, em geral. Não há pré requisitos.

Idade: Acima de 16 anos

TEATRO NO BAÚ - OFICINA DE LEITURA DRAMÁTICA PARA TERCEIRA IDADE

Para informações sobre esta oficina entrar em contato com grupomatulateatro@gmail.com ou 19 98182-4430