O Grupo Matula Teatro desenvolveu metodologias voltadas ao trabalho do ator baseadas em sua experiência de 17 anos de pesquisas direcionadas ao estudo de práticas de treinamento, preparação do ator e processos criativos.

Em seus cursos para profissionais e estudantes de teatro, dança, circo e performance, compartilha caminhos possíveis para a criação de personagem através da mimesis corpórea e da máscara, o estudo da ação física através da observação de pessoas do cotidiano, textos, imagens; e o desenvolvimento de possibilidades para a elaboração e aprimoramento de um repertório pessoal para o ator. Uma proposta de formação integrada do artista de teatro dentro e fora da cena.

Paralelamente desenvolveu metodologias formativas específicas para não atores e multiplicadores, baseadas em princípios do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal; e Jogos Teatrais em geral, somadas a outras habilidades, tais como, literatura, histórias em quadrinhos, fotografias e audiovisual.

Conheça as oficinas abaixo e para mais informações, entre em contato com grupomatulateatro@gmail.com ou (19) 981824430 ou (19) 3305 8372.

OFICINAS DE FORMAÇÃO NA SEDE

O JOGO E A CENA

O JOGO E A CENA

A oficina oferece uma experimentação teatral por meio de práticas corporais, jogos e improvisações de cena.

Através da linguagem teatral, os participantes além de exercitarem a criação de maneira colaborativa, também experimentam o teatro como ferramenta para seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

Ao final da oficina, é realizada a apresentação de um exercício cênico, que será aberto ao público em geral.

Público Alvo: Estudantes, profissionais e interessados em teatro, em geral. Não há pré requisitos.

Idade: Acima de 16 anos

Ministrante: Quesia Botelho

Maiores informações pelo email grupomatulateatro@gmail.com

 

Depoimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

POÉTICAS DA CASA – PROJETO DE OCUPAÇÃO

POÉTICAS DA CASA – PROJETO DE OCUPAÇÃO 

Oficina-montagem que tem como proposta a formação integrada do artista de teatro dentro e fora da cena. A cada ano um tema é escolhido e a pesquisa se inicia pela investigação dos cômodos de nossa casa/sede, o Espaço Cultural Rosa dos Ventos. A conclusão da oficina tem como resultado a realização da temporada de um espetáculo.

Público alvo: atores, estudantes de teatro que já possuam alguma experiência (cursos livres de teatro, cursos profissionalizantes).

Além da oficina-montagem, o “Poéticas da Casa” comporta também o MÓDULO – PRODUÇÃO, DIREÇÃO DE ARTE E BASTIDORES, que oferece um intensivo de práticas sobre produção teatral (planejamento, logística e execução), direção de arte (cenário, figurino, iluminação, identidade visual e material gráfico), trazendo um panorama completo sobre os bastidores de uma produção teatral, incluindo operação de luz e som.

Os participantes terão como objetivo exercer estes conhecimentos de forma prática durante a temporada da peça resultante do módulo elenco da oficina montagem Poéticas da Casa.

* Nesse módulo, poderão se inscrever novos participantes, além dos que já estão na oficina montagem.

Público alvo: artistas de diversas áreas (teatro, dança, cinema, vídeo, artes visuais, etc) ou interessados em geral, com alguma experiência na área artística ou cultural interessados no fazer artístico nas áreas dos bastidores de uma montagem teatral.

 

OFICINAS ITINERANTES

GESTÃO COLETIVA DE GRUPO

Sinopse: Oficina de produção que visa compartilhar os procedimentos de gestão coletiva praticados no Grupo Matula Teatro, integrando as áreas de Produção Executiva, Elaboração de Projetos, Comunicação, Processos Criativos e Identidade Visual.

Esta oficina é um compartilhamento da visão de produção e gestão do Grupo Matula Teatro, em sua trajetória de 13 anos de espetáculos e atividades de formação. O Grupo dividirá ideias e práticas sobre as variadas áreas da produção cultural de artes cênicas: produção executiva, logística, elaboração de projetos, comunicação, material gráfico,  processos criativos, dinâmica das relações internas e identidade.

Necessidades técnicas: sala ampla com cadeiras, projetor, laptop.

Público alvo: grupos de teatro, artistas, estudantes de artes cênicas e interessados em geral.

Carga horária: de 20 horas (divididos em encontros ou intensivos)

Ministrante: Grupo Matula Teatro

NARRATIVAS DE FRONTEIRA

Sinopse: Inspirada no processo de criação do Grupo Matula Teatro, essa oficina mescla trabalhos corporais, improvisações direcionadas e construção de dramaturgias que transitam entre o real e o imaginário.

A oficina oferecerá aos participantes caminhos para a sensibilização, composição e criação de dramaturgias próprias, num trabalho que coloca o ator como autor de sua obra.

Há possibilidade de uma mostra final, para convidados, com os trabalhos desenvolvidos durante o curso.

Necessidades técnicas: Sala para trabalhos corporais e aparelho de som com cd e caixas compatíveis com o espaço.

Público alvo: atores, estudantes de teatro, performers e bailarinos, acima de 18 anos.

Carga horária: mínimo de 16h

Ministrantes: Alice Possani e Erika Cunha

O ATOR E OS OUTROS - OFICINA DE CRIAÇÃO DE PERSONAGENS E CENAS TEATRAIS

Sinopse: Como tornar as imagens presentes no dia-a-dia em material para elaboração de uma realidade cênica, ao mesmo tempo, poética e de cunho social? A partir dessa pergunta, a oficina trabalha com elementos da técnica de máscara (neutra e meia-expressiva) e a observação direcionada de pessoas e situações de um determinado contexto que será definido com base no trabalho de um artista visual (pintura, desenho, vídeo, fotografia). O objetivo é criar personagens e a partir deles desenvolver roteiros dramatúrgicos, que serão utilizados na elaboração de cenas curtas, que serão apresentadas ao final da oficina.

As máscaras utilizadas são de responsabilidade do ministrante da oficina.

Necessidades técnicas: uma sala ampla, 15 bastões de madeira (cabo de vassoura), um aparelho de som com cd player e cadeiras ou bancos.

Carga Horária:20 horas (mínimo).

Público Alvo: atores, dançarinos, estudantes que já possuem alguma experiência (cursos livres e profissionalizantes), a partir de 17 anos

Ministrante: Melissa Lopes

POÉTICAS ITINERANTES

Sinopse: A Oficina “Poéticas Itinerantes” propõe caminhos para a criação de repertório do ator, a partir de imagens literárias, da experimentação de diferentes qualidades corporais e de improvisações e coloca esse repertório em diálogo com espaços não convencionais; experimentado a possibilidades de intervenção poética em espaços cotidianos, através da criação de pequenas cenas a serem realizadas em locais de circulação, tais como praças, parques, calçadões, áreas de convivência. É direcionada a atores, dançarinos, estudantes de teatro e interessados no fazer teatral.

Necessidades técnicas: sala ampla e arejada, aparelho de cd com potência compatível com o tamanho da sala.

Carga horária: 6 a 8 horas

Público alvo: atores, estudantes de teatro, dançarinos e interessados no fazer teatral, com idade mínima de 16 anos.

Ministrantes: Alice Possani, Erika Cunha e/ou Melissa Lopes.