Às terças-feiras, Erika e eu estamos realizando Mediação de Leitura para crianças na Biblioteca do Sesc Campinas. Vou relatar pra vocês um pouquinho como tem sido essa experiência.

Antes de começarmos, ainda em dezembro, conversamos bastante sobre o que seria essa mediação. Gostaríamos de atrair crianças para a Biblioteca, então decidimos escolher um figurino e alguns acessórios. Como o tema era “o livro te leva para viajar”, escolhemos uma maletinha de viagem cada.

Nessa maletinha colocamos dois livros. Como os livros são feitos também por palavras, nessas maletinhas temos letras de E.V.A e ao final da leitura presenteamos as crianças com a inicial do nome delas.

No primeiro dia, para atrairmos as crianças, fomos ao restaurante já paramentadas: figurino e maletinhas à mão. Nos aproximamos das mesas em que as crianças estavam almoçando com seus pais e perguntamos se podíamos ler um trecho de uma história. Líamos algumas páginas, e se desejassem continuar a leitura estaríamos na Biblioteca.  Ler apenas um pedacinho da história foi uma escolha para não atrapalhar muito a refeição, além de dar apenas um gostinho da história, despertando assim a curiosidade! E deu super certo! Qual não foi a nossa surpresa com a facilidade em conversarmos com as crianças!

Algumas crianças vão à Biblioteca e escolhem livros para lermos juntos. Outras, mesmo sem saber ler, nos contam histórias divertidas e criativas a partir das figuras dos livros. Outras ainda, que estão aprendendo a ler, dividem conosco as páginas e vamos revezando: cada um lê uma página! A simpatia e receptividade nos dão esperanças de um mundo melhor! E quando vão embora, recebemos beijos e pequenos abraços espontâneos!

 

803734993_54813_12325111177553536741

 

Todas as terças saímos de lá com novas histórias e um sentimento leve de troca! Se você ficou curioso, venha ler com a gente nas terças de fevereiro das 13 às 16h na Biblioteca do Sesc Campinas.

Um abraço!

Quesia Botelho