Inspirado no conto A saúde dos doentes, de Julio Cortázar, o Grupo Matula Teatro acaba de batizar seu novo espetáculo com o nome: Um conto infinito.

A montagem teatral que teve início em janeiro desse ano encontra-se em fase de finalização. Figurinos começaram a ser confeccionados, cenário e concepção de trilha sonora prontos e a dramaturgia começa a ganhar vida por meio do trabalho dos atores e da direção.

20160903_leituradramatica_mayconsoldan_13

Foto: Maycon Soldan

Mesmo ainda não estando finalizado, o Matula decidiu abrir as portas para o público conferir os primeiros passos da nova empreitada, por meio de Leituras mais que dramáticas. A primeira aconteceu no dia 05/09, na própria sede do grupo e agora, se prepara para a segunda ação de compartilhamento deste trabalho, que acontece amanhã, dia 10/09, às 17h, na livraria Saraiva Megastore, do Shopping Iguatemi.

20160903_leituradramatica_mayconsoldan_5

Foto: Maycon Soldan

Estas aberturas de processo pretendem criar uma relação mais próxima com o espectador. Uma oportunidade de desafiar o trabalho dos atores e ao mesmo tempo confrontar a criação artística com olhar crítico e sensível do público. Além de gerar um desafio produtivo para os membros da equipe, estes encontros possibilitam testar a estrutura do espetáculo que ainda está em construção. E mais ainda, convidam o espectador a integrar o time de criação, pois, cada opinião, sensação, imagem contribui com a evolução do espetáculo. Muitas vezes, a opinião dos espectadores provoca modificações na estrutura das obras antes de sua estreia. Além da troca com o público, a proposta de compartilhar estas leituras também é uma forma de resistir em Campinas/SP. É cada vez, mais difícil encontrar espaços teatrais para a realização de uma temporada de apresentações na cidade. Então, as Leituras mais que Dramáticas acabam sendo uma tentativa de driblar as dificuldades que temos encontrado de apresentar nossos espetáculos, em nossa própria cidade-sede. Por este motivo, temos buscado neste formato e com a ajuda de alguns parceiros, como é o caso da Livraria Saraiva, proporcionar outros tipos de encontros com o público, que independem das políticas públicas e privadas a que estamos sujeitos. Andando na via contrária como ato de resistência!

20160903_leituradramatica_mayconsoldan_2

Foto: Maycon Soldan

Venham compartilhar conosco o processo de criação de nosso novo espetáculo Um conto infinito. Venham trocar, somar e resistir… pois, os encontros devem e merecem acontecer, ainda mais em tempos tão difíceis como esses que estamos vivendo.

Abraço(s),

Melissa Lopes