Ribeirão Preto é muito quente. Era tudo que eu tinha ouvido falar sobre a cidade, mas diferente disso fomos recebidos com um clima agradável. O calor veio sim, mas das pessoas, muito receptivas e sorridentes. Apresentamos no centro da cidade em meio a prédios antigos e ao lado do Teatro Municipal. Se olhássemos para cima, bem lá no alto, era possível ver alguém nos assistindo (isso por que a sede do Engasga Gato, grupo que nos recebeu em Ribeirão, fica em um prédio bem no centro da cidade no último andar).

DSC04144

Antes de descer, lá do alto desenhamos o trajeto, como quem passa o dedo pelos caminhos de um mapa sobre a mesa, imaginando: quem seriam aquelas pessoas apressadas lá embaixo?

Um mecanismo engenhoso chamado “elevador” nos permitiu ampliar esse mapa, chegando perto das pessoas e descobrindo uma a uma que se aproximava de nós. Alguns chegavam querendo saber o que estávamos fazendo, outros querendo apenas alguém para conversar.

DSC03956

Quando faço a intervenção, “Jogos Cortazianos: Instruções para Desaparecer”, duas coisas me chamam a atenção: o quanto as pessoas ficam curiosas com qualquer coisa que fuja do ‘padrão’, como simplesmente ficar parado no meio da calçada.

DSC03968

O outro fato, é que por mais que me olhem, sinto-me invisível, e aproveito esse momento para olhar as pessoas de perto, amplia-las e novamente desenhar esse mapa cotidiano e complexo que somos.

DSC03951

Imagino que alguém chega em casa e conta que viu quatro pessoas na rua, vestidas iguais, com macacões verdes e balões flutuantes amarrados pelo corpo, e que todos juntos os soltavam. Ficavam olhando até sumirem no céu. Desaparecer das praças para acender na imaginação de quem ouve. Sentir-se infinito.

DSC04117

Desaparecer das praças para acender na imaginação de quem ouve. Sentir-se infinito.

No final do dia, pela primeira vez, nós decidimos escrever nos balões, desenhei um sorriso, subia muito devagar, como se espiasse as janelas dos prédios, ele olhou para trás e continuou subindo com a calma de quem sorri de volta.

Bruno Cardoso

DSC04189