Intercâmbio Teatro da Rua Elisa – Laboratório Teatro Químico

Ou quando a Edna vai até a Elisa

Por Erika Cunha

O Teatro da Rua Elisa é um espaço de coletivos teatrais, localizado em São José dos Campos. Para o intercâmbio esteve conosco o Grupo Laboratório Teatro Químico.

Bem, o que eu Erika Cunha tenho a dizer desse encontro? (suspiros, muitos suspiros!) Relembrar é viver!! Sim, faz parte desse grupo, o ator e diretor Fernando Rodrigues, que foi meu parceiro de faculdade (lá nos idos da ECA-USP) e com quem treinei por quase 3 anos ininterruptamente. Ele fez parte de meu projeto de iniciação científica e juntos suamos muito, fizemos muitas bolhas no pé (brigamos muito também! Mas essa parte vira piada quando nos vemos, porque o tempo nos mostra o quanto fui ‘caxias’ e o amor é a dose única de interesse, que nos faz sempre retornar à caixinha de memórias com sorriso na face!!). Ele é um rosto conhecido, que traz de volta à mim o frescor e a ternura do fazer teatral, daquela crença desenfreada de que o teatro pode mudar o mundo e a forma como nos relacionamos com o outro, que de repente é bom saber que tenho passado e que não me construí do nada, e que muitos outros partilharam comigo essa andança pela vida. Vizinho de CRUSP (sim, ele já inundou a minha casa!), a intimidade nos trouxe rapidinho ao lugar do conforto e da confiança.

Intercambio Artístico - Laboratório Teatro Quimico 01

Foi um enorme prazer unir passado e presente. Se hoje sou Matula, é porque um dia me construí com o Fernando Rodrigues, o Mauricio Veloso e o Eduardo Albergaria lá atrás, em nossos treinos as 7h da manhã, com assessoria de Naomi Silman, do Lume Teatro, pesquisando a Dança Pessoal. Coincidência, ou não, nesse mesmo período, o Matula se formava aqui e também tinha assessoria do Lume Teatro sobre a Mimeses Corpórea, com assessoria de Renato Ferracini e uma iniciação científica, que também engrossava o caldo de nossas coincidências!

Não é à toa que vim parar aqui, não é a toa esse encontro de pessoas, e esse intercâmbio só deixou isso ainda mais claro!! Escrever sobre isso me enche de emoção que escorre no rosto. Relembrando as escolhas que foram feitas e firmadas lá atrás, quando decidimos fazer teatro, quando selamos um contrato com esse lugar no mundo, quando nos revemos como posição de resistência e política no mundo que vivemos.

Agora, vou tentar fugir das subjetividades, para descrever um pouco a experiência:

Intercambio Artístico - Laboratório Teatro Quimico 02

Tudo começou trocando desejos, como fizemos em todas as cidades: o Matula, curioso em saber como o Teatro Químico trabalha a relação entre literatura e cena; e eles, querendo saber como poetizamos os espaço públicos. A partir desses desejos, começamos a nossa segunda-feira.

O período da manhã foi dedicado ao Teatro Químico, que nos mostraram vídeo de suas obras  “Casa Verde” (adaptação da obra Alienista de Machado de Assis), “Coração Denunciador” (adaptação da obra de Edgar Allan Poe) e “Quarteto – Amores em liquidação” (texto de Heinner Muller) e a partir daí entramos com mil perguntas sobre os processos, localizando pontos em comum e novidades, que poderão nos guiar em outras adaptações, como por exemplo, a maneira com que trabalham a obra, antes mesmo da adaptação do conto, a forma de divisão das cenas e dos capítulos.

Intercambio Artístico - Laboratório Teatro Quimico 04

O período da tarde foi dedicado ao Matula. Começamos nosso trabalho numa praça pertinho do Teatro, e daí partimos para um exercício de observação e caminhada com todos juntos. Voltamos à sala de trabalho e, a partir dessa vivência, organização uma micro-ação artística pelo bairro: UP – quando Elisa encontra Edna, que encheu de balões azuis e provocações poéticas casas e comércios da região.

Intercambio Artístico - Laboratório Teatro Quimico 03

Somente por hoje, encontre o cachorro debaixo da porta

Somente por hoje, observe o aquário com um enorme peixe

Somente por hoje, a Edna de Barros Sanches encontrou a Elisa Costa Santos e juntos fizeram o tempo suspender, de 80 a 154 batimentos cardíacos por lembranças e carinhos no caminho!