Os Gatos se fartando de Matula

(parafraseando Chapéu, do Andaime, nosso próximo intercâmbio…)

Na sexta-feira, 15, estivemos reunidos com o Engasga Gato, grupo de teatro com que há tempo ensaiávamos um encontro.

IMG_2739

Entre práticas e conversas, descobrimos uma trajetória com surpreendentes pontos de contato: a mimesis como proposta de criação, um diretor em comum (André Carreira, de Gran Circo Máximo, dirigiu o mais recente trabalho do Engasga, Página 469), a literatura como ponto de partida para criações e a aproximação com a performance através de intervenções e experimentos que se situam num território ‘entre’.

Com relação às práticas é mais difícil compartilhar…

IMG_2717

Posso dizer sobre abdominais, saltos e pequenos encontros em linhas paralelas, entre abraços e cobranças. Posso dizer sobre um pai perdido, um pai compartilhado, histórias com lombrigas, uma menina presa em uma cadeira pela mãe, um ringue, uma disputa de equações e frases de efeito, o medo de avião, um pequeno instante em que olhares se encontram, permanecem e se emocionam.

IMG_2671

Mas o tudo mesmo não cabe aqui, fica nos corpos que estiveram juntos no telhado de um edifício do centro de Ribeirão Preto, entre cenários, arquibancada, cadeiras e comida. Que entre esses dois grupos tem ainda mais essa em comum: os nomes que sugerem alimentos, em convite ao encontro em volta da mesa, alimentando corpo, alma e desejos.

Alice Possani