Aos queridos amigos e parceiros da Cia do Escândalo, Engasga Gato, Andaime e Teatro da Rua Eliza

ACONTECIMENTO UM
Osasco, junho de 2013

Cenário: o Fórum LIGSP, que discute  e proõe políticas públicas para  as  artes  e que agrega artistas e produtores culturais de litoral, interior e grande São Paulo está  reunido em Osasco. Reunião longa, discussões densas e intensas, assuntos que  demandam  energia  e  geram  fricções.  Durante  o  almoço,  as  discussões seguem em outro formato, sem perder a intensidade.

Sinto um toque no ombro. Paro de  comer, olho pra trás. Uma pessoa pede pra falar  comigo. Levanto‐me,  certa de que o  assunto  é  a  continuidade de  algumas das discussões anteriores. E recebo um abraço. Por um instante, uma pequena ilha de afeto surge em meio às mesas de plástico branco. Um abraço  sem pressa, desses que acolhem. Ouço
um ‘obrigado’ por uma apresentação realizada quase três anos antes, em Suzano, e que foi significativa para aquele que me abraçava. Foi  assim  que  conheci  Manoel,  ator  e  diretor  da  Cia  do  Escândalo,  e  um  dos idealizadores do Galpão Arthur Netto, em Mogi das Cruzes.

IMG_1872

ACONTECIMENTO DOIS
Campinas, agosto de 2014
Cenário:  reunião de um grupo de teatro. O estado geral é de  cansaço. Após um hiper‐intensivo de quatro meses para a criação do espetáculo recém estreado, é preciso  novo  gás  para  a  escrita  de  editais.  Vários,  em  pouquíssimo  tempo.  O processo de criação foi duro, uma das integrantes acaba de sair do grupo.

Edital de circulação que inclui um intercâmbio com grupos das cidades visitadas. Necessidade de renovar forças, de alimentar desejos artísticos. Sugiro Mogi das Cruzes e a Cia do Escândalo. Eu não conhecia o trabalho artístico da Cia, tampouco o Galpão. Somos  companheiros de Fórum LIGSP, de  reuniões com  a  Secretaria de Estado da Cultura  e de manifestações na ALESP. Acreditei que seria bom. As outras integrantes do grupo confiaram.
Email para Manoel pedindo cartas de anuência para somar ao projeto.
Impressões, furos laterais, correio.

IMG_1938

ACONTECIMENTO INVISÍVEL

Uma comissão está reunida em local indeterminado. Caixas com projetos, muitos projetos. Usam óculos escuros e jaquetas de couro. Fumaça de charutos e som de jazz. Regras para  a  seleção. Definição de  critérios, discussões. Um dos projetos contemplados é IMAGO ‐ Jogos Cortazianos, do Grupo Matula Teatro.

IMG_1848

ACONTECIMENTO TRÊS
Mogi das Cruzes, 15 de março de 2015

Último dia da nossa passagem por Mogi. Já fizemos Jogos Cortazianos no centro da cidade (Largo do Rosário), um intercâmbio em sala de trabalho com a Cia do Escândalo, IMAGO num Galpão lotado.
Domingo é novamente dia de Jogos Cortazianos. O plano inicial previa o Parque Centenário, mas a chuva espantou os visitantes e nos deslocamos para uma feira, junto com nossa anfitriã Élida. A mudança de local foi um presente (mais um dos que  recebemos  em  Mogi).  A  ação  ganhou  tons  inusitados  em  meio  às  frutas, legumes  e  vozes  dos  feirantes:  alguém  que  coloca  um  limão  em  cada  ouvido, enche um saquinho de supermercado como um balão e dança uma música que só ele ouve, imitando os jogadores do Matula; alguém que oferece mangas em troca
de um passeio de balão; alguém que fica com os olhos marejados enquanto ouve o áudio nos fones de ouvido azuis.
A noite, mais uma vez IMAGO. Após uma pequena reforma na instalação elétrica, pudemos mantar o plano de luz inicial sem blackouts, e o espetáculo desliza.

IMG_1913

Desmontagem e despedidas.
Manoel, Pedro, Danilo, Élida. Luiz. Tiago. Cris, Sueli, Bernardo, Leo. Aninha e Sara.
E  a  sensação  de  que  o  abraço  inicial  segue  ecoando:  nos  sentimos  acolhidos  e voltamos pra Campinas fartos daquele impalpável que nos alimenta.
E o desejo de que a nossa passagem tenha sido também um abraço, como aquele primeiro, de gratidão pela experiência que vocês proporcionaram e que seguirá conosco nas próximas cidades e nos próximos trabalhos.
Obrigada, Cia do Escândalo e Galpão Arthur Netto!

Alice Possani

Barra de logos