Queridos amigos e parceiros dos grupos Engasga Gato, Andaime e Teatro da Rua Eliza,

Ontem foi dia de montagem e preparação para a primeira apresentação do IMAGO – uma lua n’água aqui em Mogi das Cruzes. Parte da equipe (Quesia, Erico e Darko) só chegou ontem com o cenário. Foi bom reencontrar todo mundo e começar a transformar o Galpão Arthur Netto.

IMG_1716

Nós estamos nos sentindo muito à vontade com o Galpão e a Cia do Escândalo e acho que essa intimidade facilitou a montagem do cenário, da luz e do som. Foi tudo muito tranquilo e por esse motivo, conseguimos cumprir o cronograma do dia exatamente como ele foi pensado.

Aos poucos, ouvimos o burburinho das pessoas que chegaram às 18h para garantir seu ingresso. De repente, o Galpão se encheu de gente, e tanta que foi preciso colocar mais cadeiras na plateia e em colchonetes no chão.

IMG_1715

O espetáculo começou e cada ator foi entendendo como é apresentar o IMAGO tendo o espectador muito próximo do palco. A peça correu bem, o público foi bastante receptivo, e num determinado momento do espetáculo tivemos uma surpresa: houve uma sobrecarga na instalação elétrica do Galpão e tivemos um blackout perto do fim da apresentação. O áudio seguiu normalmente e, enquanto os atores da Cia do Escândalo tentavam solucionar o problema, atores do Matula e público continuaram ali, iluminados por celulares e pequenas lanternas que temos no cenário. Foi bonito de ver a história ganhando outra força, e se re- significando de uma forma ainda não vista em nossas apresentações.

DSC03031

No post anterior eu escrevi sobre o acaso e ontem ele ressurgiu ainda mais potente, nos colocando em tempo PRESENTE, tema que atualmente tem pautado nossas criações. A dinâmica do acaso, neste episódio, tomou uma nova proporção diante do imprevisto causado pela falta de energia no galpão. Perante a reformulação da experiência, os envolvidos – atores, espectadores e gestores do espaço – trabalharam em um único sentido para resolver o problema: a criação de um espaço íntimo de partilha, absolutamente condizente com a dramaturgia de IMAGO. Foi de fato um momento muito especial, desses que entram no nosso baú de memórias.

IMG_1738

Amanhã tem mais… nossa estada em Mogi das Cruzes está chegando ao fim e já estamos sentindo saudades desses velhos-novos amigos que deixaremos aqui.

Abraços,

Matula(s)