WhatsApp Image 2018-10-04 at 22.40.49No dia 04 de outubro, montamos a exposição de fotos que integra o espetáculo Exilius num evento promovido pela Unicamp e pelo Observatório de Direitos Humanos.

O tema do evento – Direitos Humanos – estava sendo debatido em mesas, painéis e espetáculos artísticos.

A exposição que montamos no hall de entrada do Auditório do Instituto de Artes foi composta por imagens do fotógrafo italiano Paolo Cattaneo, militante da Causa Saharaui, tema retratado nas belíssimas fotos que compõe a exposição. A atriz Erika Cunha, do Matula, conheceu Paolo em uma das várias ações que desenvolveu juntou ao povo Saharaui.

Geralmente essa exposição acompanha o espetáculo Exilius, cuja dramaturgia foi criada a partir da experiência de Erika e do compromisso firmado de divulgar a história desse povo que vive em situação de exílio há mais de quarenta anos.

WhatsApp Image 2018-10-04 at 22.39.14Estamos às vésperas de uma grande eleição, em que vamos escolher representantes que atuarão nas instâncias do poder executivo e legislativo, em esfera estadual e federal.

Os últimos meses foram marcados por discursos de ódio e pela constante desqualificação das vozes que se erguem para falar em direitos das minorias sociais.

WhatsApp Image 2018-10-04 at 22.42.13Faz-se urgente e necessário relembrar os momentos históricos em que direitos foram suprimidos e as consequências de tais escolhas.

Faz-se urgente e necessário contar as histórias de todos que estão – hoje – impedidos de deslocar-se, impedidos de falar, em existências cerceadas, silenciadas, isoladas.

Faz-se urgente e necessário trabalhar incansavelmente na produção de imaginários que contribuam para que tais violências não sejam possíveis.

Para isso estamos alertas, para isso estamos em rede, para isso precisamos de beleza, para isso precisamos de coragem.

CoragemMatulas

 

#18TemposParaReAgir

#AcaodeBuniteza

#AcaoParaEstarAlerta

#Matula18