Numa quarta-feira a tarde de setembro – quase primavera! – dedicamos algumas boas horas para:
- pensar convites que seriam feitos para estranhos
- escrever esses convites em pequenos papéis
- encher dezenas de bexigas com gás hélio
- pendurar os convites nas bexigas, um em cada
- distribuir essas bexigas em duas ruas escolhidas previamente a partir de critérios pessoais e subjetivos
Essa ação foi inspirada numa experiência realizada durante o processo de criação da intervenção Jogos Cortazianos – instruções para desaparecer, que tem direção de Flávio Rabelo.
(aliás, durante o citado processo foram realizados diversos experimentos em ruas, praças e restaurante…)
Esse primeiro experimento aconteceu no início de 2015, na rua Edna de Barros Sanches, sede do Matula Teatro, já com a ideia de espalhar convites por meio de bexigas, mas ainda sem o gás hélio.
Já para a ação da semana passada, cada uma das atrizes escolheu uma rua que tivesse algum tipo de importância pessoal em sua trajetória: uma delas escolheu uma rua do passado, a outra escolheu uma rua do presente.
E enchemos as ruas com nossas bexigas-convite!
Digno de destaque foi o desafio de colocar dezenas de bexigas cheias de gás hélio, com barbantes e convites pendurados, dentro de um carro e sair dirigindo! Nos sentimos nadando em um mar de bexigas verdes!
Retirá-las do carro, enroscadas e enroscando-se cada vez mais por conta do vento que soprava também foi momento único, em que nos sentimos em meio a uma gag clownesca…
Se naquela primeira experiência de 2015 a discrição foi um dos pontos importantes, dessa vez a nossa passagem definitivamente não passou despercebida!
Carros paravam pra perguntar o que era aquilo, pessoas que passavam também. Vimos uma mulher sair na calçada furtivamente, roubar a bexiga da vizinha e voltar pra casa carregando sua bexiga verde (in)discretamente. Em uma das ruas as crianças descobriram as bexigas e a festa deve ter sido toda delas. Um senhor nos perguntou para onde deveria mandar a resposta. Uma das casas era de alguém que conhecíamos e descobrimos isso naquele instante.
Uma tarde de pequenas belezas, encontros inesperados e convites afetivos.
No fim do expediente estávamos exaustas…
Matulas
#Matula18
#AçãodeBuniteza
#18TemposParaReAgir