Capa Atenção

O texto de hoje será um pouco diferente dos anteriores: vamos compartilhar o contexto em que foi realizada a nossa Ação 6, mas não vamos falar diretamente sobre ela…

Quem acompanha o Matula há algum tempo seguramente sabe quem é o Bruno Cardoso, que esteve conosco de 2011 a 2016. Bruno tem sido responsável pelos aspectos visuais e audiovisuais da nossa comunicação já há muito anos, além de atuar conosco no espetáculo Imago – uma lua n’água e na Intervenção Jogos Cortazianos – instruções para desaparecer.

IMG_4221Pessoalmente, posso dizer que meu encontro com Bruno aconteceu em 2008, na Mostra de Teatro de Americana, na qual fui debatedora e júri. No ano seguinte nos reencontramos no Conservatório Carlos Gomes, escola de teatro em que sou professora. Estive responsável pela direção do espetáculo de formatura da turma dele, e estreamos em agosto daquele ano uma adaptação de Uma Mulher Vestida de Sol, de Ariano Suassuna.

A turma transformou-se na Cia Cupim de Teatro, que existiu durante tempo suficiente para integrarem a minha pesquisa de mestrado, através de uma orientação em treinamento de ator que aconteceu em 2011.

De 2011 em diante a história é conhecida: Bruno integra a ficha técnica de todos os espetáculos estreados pelo Matula desde então, na maioria das vezes como designer gráfico.

CoragemEm meados de março desse ano, quando divulgamos o movimento 18 Tempos Para ReAgir (em que nos propusemos realizar 18 Ações de resistência ao longo do ano), imediatamente recebemos uma resposta em forma de ação-presente: Bruno ofereceu-nos as artes gráficas que compõe a identidade visual desse projeto. As imagens que mandamos pra ele como inspiração foram impressas, bordadas manualmente e re-fotografadas antes de voltarem para o mundo digital, numa mescla entre modernidade e artesania que é uma das fortes características do trabalho do Bruno.

Nesse post seguem algumas imagens que revelam parte desse processo.

Então… esse é o contexto dessa ação: uma resposta à resposta recebida quando lançamos ideias ao mundo, em desejo de que esse jogo torne-se um ciclo virtuoso e alimente uma parceria que segue existindo e descobrindo novos formatos para durar no tempo.

Foi uma ação para um único espectador, personalizada e ligada à memórias compartilhadas entre um pequeno grupo de pessoas.

Não por isso menos potente. A realização durou duas semanas e está sendo finalizada hoje, possivelmente no momento em que escrevo esse texto.

JuntinhoAté a semana que vem!

Alice Possani

#Matula18

#18TemposParaReAgir

#AçãoPraFicarJuntinho

Selo 18 Anos