WhatsApp Image 2018-12-18 at 09.19.51Escrita e compartilhamento

É com alegria (e algum alívio, rs) que chegamos ao compartilhamento da ação de número 18, a última do desafio a que nos propusemos nesse ano que finda!!

Essa ação teve início em 17 de agosto e se encerra hoje, 21 de dezembro, no momento em que este post será publicado.

Ação 18: Compartilhar no blog do Matula, com frequência semanal, todas as nossas 18 ações.

Os que me conhecem um pouco mais talvez entendam o grau de dificuldade dessa ação aparentemente simples: manter-me ativa e presente nas redes sociais, escrevendo e publicando imagens e palavras sobre as experiências vividas. Desafio grande.

O compromisso de publicar criou uma camada extra de atenção que me acompanhou durante todo esse período. Publicar como um compromisso que tinha horário reservado pra isso toda semana.

Aos poucos, percebi que o compromisso firmado com leitores imaginários muitas vezes renovou o sentido do fazer e trouxe o impulso necessário para que conseguíssemos levar adiante nosso 18 Tempos Tempos para ReAgir.

Se, por um lado, o desafio dobrou de tamanho – na medida em que além de realizar dezoito ações era preciso escrever sobre as dezoito experiências & compartilhar isso em espaço virtual aberto – por outro lado esses dois territórios alimentavam-se mutuamente.

Muitas vezes me perguntei se em algum momento passamos a ‘agir para compartilhar’, invertendo a lógica inicial de experiência-ação que transborda na escrita.

Limites tênues, já que parte significativa da nossa percepção de mundo se dá pelas telas de led e redes sociais virtuais, nas quais constantemente temos a ilusão de que postar no facebook é tornar público e falar ao mundo.

Sobretudo nas eleições desse ano acredito que ficou claro que nessas redes falamos com círculos restritos, e que na maioria das vezes estamos endereçando palavras ao vazio…

 

[ pausa para uma respiração profunda

encher-se de ar

esvaziar-se

perceber onde estão seus pés e como está sua coluna

talvez fechar os olhos um pouco]

 

Selo 18 AnosSelo 18 AnosSelo 18 AnosSelo 18 AnosSelo 18 AnosSelo 18 AnosSelo 18 Anos

Esse post é também para lembrar da rede de parcerias que compuseram essas 18 ações:

Alice Possani / Anna Kuhl (Mulheres em Rede) / Bruno Cardoso / Carol Baraglio / Eduardo Albergaria / Erika Cunha / Erico Daminelli / Eni Elis / Giovanna Zottis / Quesia Botelho / Lucas Uriarte / Luis Eduardo Ferraz / Luzia Ainhoren /Marina Faria / Moacir Ferraz / Gato Coletivo Artístico / Mulheres em Rede na Economia Criativa / Observatório de Direitos Humanos (através das professoras Mariana Barucco e Ana Terra) / Verônica Fabrini

 

As ações se dividiam em Ações de coragem, Ações para estar atento, Ações pra ficar juntinho e Ações de Buniteza.

(para mais detalhes ver post http://grupomatulateatro.com/18-tempos-para-reagir/)

Porque a beleza nos encoraja, as parcerias deixam os dias mais bonitos, estar alerta nos mantém no mundo, estar junto nos deixa fortes, produzir beleza aproxima as pessoas, estar com o outro nos mantém alertas.

A proposta foi idealizada no início do ano e, ao longo de 2018, não imaginávamos o quanto esse movimento ganharia sentido com o decorrer dos meses.

CoragemEstar Alerta.

Ter Coragem.

Dar as mãos e cultivar afetos.

Criar belezas.

 

Estamos prontos para 2019!

 

Matulas

#18TemposParaReAgir

#Matula18