CoragemPulamos uma sexta-feira em nossas postagens semanais sobre nosso desafio 18 Tempos Para ReAgir, mas a razão foi boa: estávamos às voltas com a reestreia do espetáculo Um Conto Infinito – que aconteceu justamente na sexta-feira passada, no Sesi Campinas – e emendamos a intervenção Jogos Cortazianos em Itu, também em parceria com o Sesi.

Poderíamos ter escrito na segunda, mas a segunda foi um dia de luto. Dia de uma tristeza profunda pelos dias que virão. Por isso nos demos o tempo necessário para reorganizações internas e externas. Tempo para conseguir novamente manter a coluna ereta, o coração sereno e o olhar no horizonte.

…………………………………………..

A Ação que vamos compartilhar hoje aconteceu no dia 22 de outubro, em forma de oficina realizada pelas atrizes Erika e Alice dentro da programação do Unicena, evento organizado pelos alunos do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp.

Quando recebemos o convite estávamos às voltas com mil demandas de ensaios e produção, e o impulso inicial foi agradecer e dizer que não tínhamos condições.

No entanto, ao ler o Manifesto que apresentava os porquês do evento, decidimos inventar tempo e dobrar o espaço para fazer caber nas nossas correrias esse momento de estar com os alunos no exercício de lembrar dos que vieram antes de nós, no exercício de explorar a potência do corpo e dos corpos em relação, no exercício de criar dramaturgias nas fronteiras entre o vivido e o imaginado.

WhatsApp Image 2018-11-02 at 10.54.34Salto do plural para o singular para dizer que meu corpo-memória foi repentinamente invadido por um calorzinho bom no coração, que mescla passado e presente em lembranças tecidas lá pelos idos de 1999, junto aos muitos companheiros-guerreiros da turma 98 da Cênicas e que em algum momento decidiram fazer um evento chamado Unicena.

Porque queríamos estar em cena, porque a sala de aula não comportava todas as inquietações que nos moviam, porque encontrar público era urgente. E esse movimento foi definidor da nossa formação como atores e atrizes.

Esse post é pra contar para vocês dessa Ação, e também para homenagear todos os alunos que há quase vinte anos vem mantendo vivo esse espaço de trocas e encontros batizado Unicena!

Esse post é para agradecer a oportunidade de fazer parte da história recente desse evento, que encontrou novas formas para responder às novas inquietações.

Esse post também é para agradecer a ressignificação do nosso fazer que se dá ao perceber que uma semente lançada dezenove anos atrás vingou, cresceu, deu frutos e segue arvorando encontros sensíveis.

Experiências como essa nos dão força pra manter a coluna ereta, mirar o horizonte e seguir lançando sementes, mesmo sem saber se essas sementes encontrarão solo fértil ou cimento frio.

Selo 18 AnosObrigada!!!

Alice Possani

#18TemposParaReAgir

#AçãoParaTerCoragem

#Matula18